Top Music Brasil

 

Qual é a melhor música do álbum de estreia da banda Malta?

Diz Pra Mim

Memórias

Nova História

Supernova

Resultado

 

NOTÍCIAS

Página Inicial > NOTÍCIAS

01/01/10

Confira a lista dos cinco CDs mais vendidos no Brasil em 2009

O disco mais vendido no Brasil em 2009 (até outubro) é o álbum homônimo de Zezé Di Camargo & Luciano lançado em 2008. O álbum da dupla teve 218 mil cópias vendidas.

Se, nos anos 1990, a década de ouro da indústria fonográfica, era comum para vários artistas lançarem discos que ultrapassavam o 1 milhão de cópias vendidas, hoje se um álbum  alcançar os 100 mil, as gravadoras comemoram.

Em 1993 o disco mais vendido no Brasil foi também um álbum homônimo de Zezé Di Camargo & Luciano lançado naquele ano. A diferença é que, na época, a dupla vendeu 950 mil cópias de seu disco. Este é um bom exemplo que mostra o encolhimento do mercado da música.

Outro indicador da retração do mercado é que até janeiro de 2004, para ganhar o certificado "disco de ouro", um álbum precisava vender 100 mil cópias. Para "disco de platina", 250 mil. Atualmente, "disco de ouro" significa 50 mil cópias, e "disco de platina", 100 mil.

Um lado positivo atualmente para as gravadoras, porém, é a exploração de outros formatos. Segundo a ABPD, em 2008 o formato CD respondeu por 61% do faturamento; o DVD, por 27%; o digital, por 12%.

Mas uma coisa não mudou dos anos 90 para cá. Os sertanejos e religiosos continuam dominando as paradas de CDs mais vendidos. A surpresa no ano de 2009 ficou por conta de Beyoncé. O Brasil está no grupo de países de língua não-inglesa em que os artistas nacionais historicamente sempre ocupam as primeiras posições do ranking de discos mais vendidos. Em 2009, a norte-americana Beyoncé quebrou essa tradição.

Com 182 mil cópias vendidas entre janeiro e outubro do ano passado, "I Am... Sasha Fierce", da cantora de 28 anos e mulher de Jay-Z, ocupa o terceiro lugar entre os mais vendidos no país.

No mês que vem, Beyoncé virá ao Brasil com a turnê deste álbum para quatro shows. Os ingressos para os shows do Rio de Janeiro no HSBC Arena se esgotaram em menos de uma semana.

 

Confira abaixo a lista dos cinco CDs mais vendidos no Brasil em 2009:

1. "Zezé Di Camargo & Luciano" - Zezé Di Camargo & Luciano (218 mil)

2. "Eu e o Tempo" - Padre Fábio de Melo (189 mil)

3. "I Am... Sasha Fierce" - Beyoncé (182 mil)

4. "Borboletas" - Victor & Léo (172 mil)

5. "Promessas" - Vários [Coletênea] (164 mil)

 

 

Fontes: Folha Online e UOL.

 

Confira também:

Shows de Beyoncé no Brasil tem datas e locais confirmados